segunda-feira, 27 de maio de 2013

34 QUESTÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO PARA CONCURSOS - GABARITADAS!

FAVOR CLICAR PARA TER AMPLIAÇÃO PARA LEITURA!OBRIGADA!NALY


QUESTÃO Nº 04

Um empregado público submetido a procedimento administrativo disciplinar do qual resultou punição interpôs recurso administrativo dirigido ao superior hierárquico do agente público que lhe aplicara a sanção. Nessa situação, o servidor deve estar ciente de que a administração, ao conhecer do recurso interposto, poderá aplicar, no exercício da autotutela, sanção mais grave, assim como deve estar ciente de que não incide na esfera administrativa, por este fundamento, a vedação do reformatio in pejus.
  •  Certo       Errado

TEORIA:
Reformatio in pejus -  Modificação da sentença penal de forma a estabelecer tratamento penal mais severo do que o registrado na decisão reformada. Não é possível, sem que o recurso haja sido interposto pelo Ministério Público, ou querelante.
RECURSO ADMINISTRATIVO - Reformatio in pejus - Inadmissibilidade - Aplicação do princípio tantum devolutum quantum appellatum - Duplo grau de jurisdição que decorre do inconformismo humano e assim não pode agravar a situação do perdedor - Decisão nula - Ordem concedida.” (TJSP - Mandado de Segurança n. 64.138-0 - São Paulo - Órgão Especial - Relator: Denser de Sá - 14.06.00 - V.U.) 
“MANDADO DE SEGURANÇA - Reformatio in pejus no processo administrativo - Inadmissibilidade - Segurança concedida.” (Mandado de Segurança n. 27.858-0 - São Paulo - Órgão Especial - Relator: Dirceu de Mello - 27.12.95 - V.U.)
Assim, conclui-se que não há um entendimento pacífico sobre o instituto da reformatio in pejus no âmbito do processo administrativo quer pela doutrina, quer pela jurisprudência, em que pese o artigo 64 da Lei n° 9.784/99 admita.
Entretanto, nos parece mais adequado adotar o entendimento de Carvalho Filho de que a reformatio in pejussó é possível quando presentes os elementos de legalidade previstos na própria lei. De forma que não seria propriamente um agravamento da pena, mas tão somente uma reforma aparente."http://www.ambito-juridico.com.br

QUESTÃO Nº 05 

Após pregão realizado pela Empresa Pública X, convocou-se, dentro do prazo de validade da proposta, a empresa vencedora para celebrar o contrato, tendo sido constatado que a empresa vencedora apresentara documentação falsa em lugar da exigida pelo certame. Nesse caso, após o regular devido processo administrativo, assegurada a ampla defesa, o presidente da Empresa Pública X poderá declarar, entre outras providências, a inidoneidade da empresa vencedora para licitar ou contratar com a administração pública enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição.
  •  Certo       Errado
QUESTÃO Nº 06
Assinale a opção correta acerca de desapropriação.
  •  a) A desapropriação indireta, forma legítima de intervenção na propriedade, é realizada por entidade da administração indireta.
  •  b) Os bens públicos não podem ser desapropriados.
  •  c) Em caso de desapropriação por interesse social para fim de reforma agrária, deve haver indenização, necessariamente em dinheiro, das benfeitorias úteis e das necessárias.
  •  d) A desapropriação de imóveis urbanos pode ser feita mediante prévia e justa indenização, permitindo-se à administração, caso haja autorização legislativa do Senado Federal, pagá-la com títulos da dívida pública.
TEORIA:
A desapropriação é um procedimento administrativo pelo qual o poder público ou seus delegados, mediante prévia declaração de necessidade pública, utilidade pública ou interesse social, impõe ao proprietário a perda de um bem, substituindo por justa indenização.

Segundo José Cretella Júnior, “a desapropriação constitui a mais profunda penetração do poder de polícia, no campo do direito privado. É o instrumento jurídico mediante o qual o Estado se apodera do bem particular”.
As autoridades públicas estão também autorizadas a expropriar: artigo 2° – “Mediante declaração de utilidade pública, todos os bens poderão ser desapropriados, pela União, pelos Estados, Municípios, Distrito Federal e territórios”.Bens que são inexpropriados, como: os direitos personalíssimos, direito pessoal do autor, direito à vida, à imagem, aos alimentos(assim, poderá incidir sobre gêneros alimentícios), e a integridade moral.

7)Acerca dos bens públicos, assinale a opção correta.
  •  a) Segundo a CF, as terras devolutas ou arrecadadas pelos estados por ações discriminatórias, necessárias à proteção dos ecossistemas naturais, são bens indisponíveis.
  •  b) Os bens públicos dominiais estão fora do comércio jurídico do direito privado.
  •  c) Segundo a orientação da doutrina, os bens públicos podem sofrer desafetação tácita pelo não-uso.
  •  d) Os potenciais de energia hidráulica são bens públicos pertencentes aos estados onde se encontrem.
TEORIA:BENS PÚBLICOS
Segundo a destinação, o Código Civil  divide em 3 categorias:
  • Bens de uso comum do povo ou de domínio público: estradas, ruas, praças, praias, ...
  • Bens de uso especial ou do patrimônio administrativo: edifícios das repartições públicas, veículos da administração, mercados. Também são chamados de bens patrimoniais indisponíveis;
  • Bens dominiais ou do patrimônio disponível: bens não destinados ao povo em geral, nem empregados no serviço público, mas sim, permanecem à disposição da administração para qualquer uso ou alienação na forma que a lei autorizar. Também recebem a denominação de bens patrimoniais disponíveis ou bens do patrimônio fiscal.
JOSÉ DOS SANTOS CARVALHO FILHO, o STF, quando da apreciação dos MS 23.627-DF e MS 23.875-DF, em 07/03/2002 (informativo nº. 259, março/2002); manifestou-se no sentido de não considerar os bens das Empresas Públicas e das Sociedades de Economia Mista como bens públicos e sim como bens privados, dizendo não se aplicar á matéria o art. 71,II, da CF, que fixa a competência do TCU para julgar as contas dos responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos.

 FEDERAIS   São bens da União. Os que atualmente lhe pertencem e os que vierem a ser atribuídos, as terras devolutas, os lagos, rios e correntes de água em terreno de seu domínio, ou que banhem mais de um Estado ou que sirvam de limite com outros países, bem como os terrenos marginais e as praias fluviais, as ilhas fluviais, as praias marítimas, as ilhas oceânicas e costeiras,os recursos naturais da plataforma continental, o mar territorial, e os terrenos de marinha e seus acrescentos, os potenciais de energia hidraulica e os recursos minerais, inclusive os do subsolo, e as cavernas e sítios arqueológicos.


Estaduais  Incluem-se entre  bens do Estado; as águas superficiais ou subterrâneas, fluentes, emergentes ou em depósito, ressalvadas as decorrentes de obra da União, as áreas nas ilhas oceânicas e costeiras, que estiverem em seu domínio, as ilhas fluviais e lacustres não pertencentes a União, as terras devolutas não compreendidas entre as terras da União.
Municipais   Incluem-se entre os bens municipais  que a pertencem e os que vierem a integrar, e as ruas, praças e área dominicais, todos os bens públicos, são bens nacionais por integrantes do patrimônio da nação na sua uni cidade estatal, mas politicamente componham um acervo nacional, civil e administrativamente pertencentes a  cada uma das entidades públicas que os adquiriram.
 http://www.webartigos.com/artigos/bens-publicos-direito-administrativo/17928/#ixzz2UXqdlDF5


QUESTÃO Nº 08
Com base na Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens de 36 a 45.

O servidor que tiver exercício em outro município em razão de ter sido removido tem, obrigatoriamente, prazo de trinta dias, contado da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.
  •  Certo       Errado
TEORIA:DA LEI
 Art. 18.  O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)



QUESTÃO Nº 09
Com referência ao processo administrativo no âmbito da administração pública federal, assinale a opção correta.
  •  a) Segundo a Lei do Processo Administrativo Federal, a administração pública deve observar os princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, economicidade, eficiência, eficácia, efetividade, interesse público.
  •  b) A interpretação da norma administrativa deve ser feita de forma que garanta o atendimento do fim público a que se dirige, podendo ser aplicada retroativamente a nova interpretação, desde que seja mais favorável ao agente.
  •  c) É considerado autoridade qualquer servidor ou agente público dotado de poder de decisão.
  •  d) O processo administrativo deve iniciar-se de ofício, considerados os pressupostos da celeridade e do rigorismo processual.
  •  e) Não é permitida a avocação de competência atribuída a órgão hierarquicamente inferior.

TEORIA:LEI Nº 9.784 , DE 29 DE JANEIRO DE 1999.Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.

Observar que os princípios da Lei acima referenciada,em torno da Administração Pública são:

 Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência. 


Determina  o art.  37, caput,  da Constituição Federal  que  a Administração Pública  direta  e indireta, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios,  obedecerá aos princípios da legalidade, moralidade, impessoalidade,publicidade e eficiência.
Cumpre  ressaltar,  por  oportuno,  que  esses  princípios  não são os  únicos  apontados  pela  doutrina administrativista, fixando os  publicistas  inúmeros deles.  Ademais, o próprio texto constitucional faz referência, no inciso XXI e nos §§ 5° e 6° do art. 37, a outros princípios da Administração Pública  (licitação pública, prescritibilidade  dos ilícitos  administrativos,  responsabilidade civil da Administração) além do célebre princípio da razoabilidade, também  denominado de proporcionalidade. 


QUESTÃO DE Nº 10
Acerca da administração pública direta e indireta, assinale a opção correta.
  •  a) A administração pública, em sentido objetivo, abrange as atividades exercidas por pessoas jurídicas, órgãos e agentes incumbidos de atender concretamente às necessidades coletivas.
  •  b) Os órgãos públicos, por não possuírem personalidade jurídica, não têm legitimidade para impetrar mandado de segurança, nem mesmo quando o objeto dessa impetração visa à defesa de suas prerrogativas, atribuições ou competências.
  •  c) Os órgãos públicos, em qualquer dos poderes da República, são criados por meio de lei ordinária.
  •  d) Ocorre a chamada descentralização territorial ou geográfica quando se cria uma pessoa jurídica de direito público que integra a Federação brasileira como entidade autônoma, com capacidade administrativa genérica, para exercer a totalidade ou a maior parte dos encargos públicos de interesse da coletividade.
  •  e) Empresas públicas e sociedades de economia mista, quando exploradoras de atividade econômica, não estão sujeitas ao controle do TCU.
TEORIA:
Em sentido objetivo:
A Administração Pública abrange as atividades exercidas pelas pessoas jurídicas, órgãos e agentes incumbidos de atender concretamente às necessidades coletivas; corresponde à função administrativa, atribuída preferencialmente aos órgãos do Poder Executivo. Nesse sentido, a Administração Pública abrange o fomento, a polícia administrativa e o serviço público. (DI PIETRO, 2007, p.50)

Administração em sentido estrito só inclui os órgãos e pessoas jurídicas que exercem função meramente administrativa, de execução dos programas de governo. Ficam excluídos os órgãos políticos e as funções políticas, de elaboração das políticas públicas. (ALEXANDRINO; PAULO 2011, p. 18)

Compõem a Administração Pública, em sentido subjetivo, todos os órgãos integrantes das pessoas jurídicas políticas (União, Estados, Municípios e Distrito Federal), aos quais a lei confere o exercício de funções administrativas. São os órgãos da Administração Direta do Estado.Porém, não é só. Às vezes, a lei opta pela execução indireta da atividade administrativa, transferindo-a a pessoas jurídicas com personalidade de Direito Público ou Privado, que compõem a chamada Administração Indireta do Estado. (DI PIETRO, 2007, p.52)

QUESTÃO DE Nº 11
Sobre os  princípios  constitucionais  da  administração  pública,pode-se afirmar que:
I. o princípio da legalidade pode ser visto como incentivador do ócio, haja vista que, segundo
esse princípio, a prática de um ato concreto exige norma expressa que o autorize, mesmo que  seja inerente às funções do agente público; 
II.  o princípio da publicidade  visa  a  dar  transparência  aos  atos  da administração pública  e  contribuir para a concretização do princípio da moralidade administrativa; 
III. a exigência de concurso público para ingresso nos cargos públicos  reflete uma aplicação
constitucional do princípio da impessoalidade; 
IV. o princípio da impessoalidade é violado quando se utiliza na publicidade oficial de obras e  de serviços públicos o nome ou a imagem do governante, de modo a caracterizar promoção pessoal do mesmo;
V. a aplicação do princípio da moralidade administrativa demanda a compreensão do conceito de “moral administrativa”, o qual comporta juízos de valor bastante elásticos; 
VI. o princípio da eficiência não pode ser exigido enquanto não for editada a lei federal que  deve defini-­lo e estabelecer os seus contornos.

Estão corretas as afirmativas  a) I, II, III e IV.  b) II, III, IV e V.  c) I, II, IV e VI.  d) II, III, IV e VI.  e) III, IV, V e VI. 

TEORIA:
"O princípio da legalidade encontra fundamento constitucional no art. 5º, II, prescrevendo que  “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”.
Esclarece Hely Lopes Meirelles que, "a  legalidade,  como  princípio  de  administração,  significa  que  o  administrador público está, em toda sua atividade funcional, sujeito aos  mandamentos  da  lei,  e  às  exigências  do  bem  comum,  e  deles  não  se  pode afastar ou desviar, sob pena de praticar ato inválido e expor-­se à  responsabilidade disciplinar, civil e criminal, conforme o caso".
A moralidade administrativa como princípio, segundo escreve Hely Lopes Meirelles,  "constitui hoje pressuposto da validade de todo ato da Administração Pública". Conforme assentado na  doutrina, não se trata da moral comum, mas sim de uma moral jurídica, entendida como "o  conjunto de  regras  de  conduta  tiradas  da disciplina  interior  da Administração". Assim,  o
administrador,  ao agir,  deverá  decidir não só entre  o legal e  o ilegal,  o conveniente  e o
inconveniente, o oportuno e  o inoportuno,  mas também  entre  o honesto e  o desonesto.  A  doutrina  enfatiza  que  a  noção de  moral administrativa  não está  vinculada  às  convicções 
íntimas do agente público, mas sim à noção de atuação adequada e ética existente no grupo
social.
Podemos analisar o princípio da impessoalidade sob dupla perspectiva, primeiramente, como desdobramento do princípio da igualdade  (CF, art.  5º, I), no qual se  estabelece  que  o
administrador público deve objetivar o interesse público, sendo, em conseqüência, inadmitido
o tratamento privilegiado aos amigos e o tratamento recrudescido aos inimigos, não devendo
imperar na Administração Pública a vigência do dito popular de que aos inimigos ofertaremos a lei e aos amigos as benesses da lei."
Estabelece o § 1º do art. 37 da Constituição que,“a  publicidade  dos  atos,  programas,  obras,  serviços  e  campanhas  dos  órgãos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social,  dela  não  podendo  constar  nomes,  símbolos  ou  imagens  que  caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos” . 


QUESTÃO DE Nº 12
O  regime  jurídico-­administrativo  abrange  diversos  princípios. Entre os princípios abaixo, assinale aquele que se vincula à limitação da  discricionariedade administrativa. 
a) Impessoalidade.
b) Presunção de legitimidade.
 c) Razoabilidade. 
d) Hierarquia. 
e) Segurança jurídica. 

TEORIA:
“A razoabilidade é um conceito jurídico indeterminado, elástico e variável no tempo e no espaço. Consiste em agir com bom senso, prudência, moderação, tomar atitudes adequadas e coerentes, levando-se em conta a relação de proporcionalidade entre os meios empregados e a finalidade a ser alcançada, bem como as circunstâncias que envolvem a pratica do ato”.
A importância do princípio da razoabilidade no direito administrativo mostra-se ainda mais evidente quando se põe em pauta a face sancionadora que este exerce frente aos administrados, em que diversas vezes ocorre por meio de dispositivos abertos e abstratos, utilizando da discricionariedade para tanto.


QUESTÃO DE Nº 13
Tratando-­se de poder de polícia, sabe-­se que podem ocorrer  excessos na sua execução material, por meio de intensidade da medida maior que a  necessária para a compulsão do obrigado ou pela extensão da medida ser maior que  a necessária para a obtenção dos resultados licitamente desejados. Para limitar tais  excessos, impõe-­se observar, especialmente, o seguinte princípio: 
a) legalidade.
 b) finalidade. 
c) proporcionalidade.
d) moralidade. 
e) contraditório.


QUESTÃO DE Nº 14

 O princípio  constitucional da eficiência é vinculado  à noção de administração: 
a) patrimonialista.
 b) gerencial.  
c) descentralizada.
d) burocrática. 
e) informatizada.

QUESTÃO DE Nº 15
A finalidade, como elemento essencial de  validade  do  ato  administrativo,  corresponde  na  prática  e  mais  propriamente  à  observância do princípio fundamental de: 
a) economicidade. 
b) publicidade. 
c) legalidade. 
d) moralidade. 
e) impessoalidade

QUESTÃO DE Nº 16

Assinale a opção correta, relativamente ao  princípio da legalidade. 
a) Tal princípio é de observância obrigatória apenas para a Administração direta, em vista do
caráter eminentemente privatístico das atividades desenvolvidas pela Administração indireta.
b)  Não se  pode dizer  que  todos  os  servidores  públicos  estejam  sujeitos  ao princípio da
legalidade, na medida em que, para alguns, sua conduta profissional é regida precipuamente  por regulamentos, editados pelo Poder Executivo. 
c) A inobservância ao princípio da legalidade, uma vez verificada, cria para o administrador o dever – e não a simples faculdade – de revogar o ato. 
d) Tal princípio não autoriza o gestor público a, nessa qualidade, praticar todos os atos que  não estejam proibidos em lei. 
e) O princípio da legalidade é característico da atividade administrativa, não se estendendo à  atividade legislativa, pois esta tem como característica primordial a criação de leis, e não sua  execução. 

QUESTÃO DE Nº 17

No  que tange  aos  princípios  do  Direito  Administrativo,  assinale a opção correta. 
a) O princípio da moralidade administrativa se vincula a uma noção de moral jurídica, que não  se confunde com a moral comum. Por isso, é pacífico que a ofensa à moral comum não implica  também ofensa ao princípio da moralidade administrativa.
b) O princípio da autotutela faculta a Administração Pública que realize policiamento dos atos  administrativos que pratica.
c) O princípio da impessoalidade relaciona-­se ao fim legal previsto para o ato administrativo. 
d) A inobservância ao princípio da proporcionalidade pelo ato administrativo, por dizer respeito
ao mérito do ato, não autoriza o Poder Judiciário a sobre ele se manifestar.
e)  O  princípio da continuidade  do serviço público impediu que ocorresse  um  abrandamento com relação à proibição de greve nos serviços públicos.

QUESTÃO DE Nº 18

Pode-­se afirmar que: 
I. O nepotismo é uma das formas de ofensa ao princípio da impessoalidade na administração  pública.
II. A moralidade administrativa é o princípio segundo o qual o Estado define o desempenho da
função administrativa segundo uma ordem ética acordada com os valores sociais prevalentes e  voltada à realização de seus fins. 
III. Nos termos do § 4º do art. 37 da Constituição Federal, a suspensão dos direitos políticos e  a  perda da função pública  são penas  alternativas,  não sendo lícita  a aplicação cumulativa  delas, em caso de ato de improbidade administrativa.
IV. A legalidade meramente formal não é suficiente para legitimar os  atos da administração  pública; é necessária, também, a realização efetiva e eficiente do interesse público. 
V. A exigência constitucional de concurso público para provimento de cargos públicos reflete a  aplicação efetiva do princípio da impessoalidade.
Estão corretas as afirmativas:  a) I, II, III, IV e V.  b) apenas I, II, III e IV.  c) apenas I, III, IV e V.  d) apenas I, II, IV e V.  e) apenas II, III, IV e V. 

QUESTÃO DE Nº 19

A  vedação  da  aplicação  retroativa  da  nova  interpretação  da  norma  administrativa  se ampara  no  princípio da:
a) legalidade. 
b) proporcionalidade. 
c) finalidade. 
d) segurança jurídica. 
e) razoabilidade.


QUESTÃO Nº 20

O princípio que se  encontra fundamento constitucional no art. 5º, II, prescrevendo que  “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”,é:
a)moralidade
b)impessoalidade
c)publicidade
d)legalidade
e)eficiência

QUESTÃO Nº 21

Qual o princípio preencheria o espaço abaixo em branco?
A _____________,  como  princípio  de  administração,  significa  que  o  administrador público está, em toda sua atividade funcional, sujeito aos  mandamentos  da  lei,  e  às  exigências  do  bem  comum,  e  deles  não  se  pode afastar ou desviar, sob pena de praticar ato inválido e expor-­se à  responsabilidade disciplinar, civil e criminal, conforme o caso" .

a)eficiência
b)legalidade
c)publicidade
d)moralidade
e)improbidade 

QUESTÃO Nº 22

A Súmula abaixo é corraboradora de qual princípio da administração pública?
SÚMULA  346  STF  "A  Administração  Pública  pode  declarar  a  nulidade dos seus próprios atos."

a)moralidade
b)segurança jurídica
c)eficiência
d)legalidade
e)impessoalidade

QUESTÃO Nº 23
A afirmativa abaixo se refere a qual princípio da Administração Pública?
"Constitui hoje pressuposto da validade de todo ato da Administração Pública,assim,  o
administrador,  ao agir,  deverá  decidir não só entre  o legal e  o ilegal,  o conveniente  e o
inconveniente, o oportuno e  o inoportuno,  mas também  entre  o honesto e  o desonesto."

a)legalidade
b)eficiência
c)moralidade
d)publicidade
e)presunção de legitimidade

QUESTÃO Nº 24

"Quando a execução da Lei é feita, por exemplo, com o intuito de prejudicar alguém  deliberadamente, ou com o intuito de favorecer alguém, por certo que se está produzindo um  ato formalmente legal, mas materialmente comprometido com a moralidade administrativa."
Temos aqui a ilustração de qual Princípio da Adm. Pública?
a)eficiência
b)presunção da legitimidade
c)legalidade
d)moralidade
e)impessoalidade

QUESTÃO Nº 25

"Apenas a título de ilustração, imaginemos a hipótese em que um administrador público, com  poderes  de  chefia, para  se  ver  longe  de  um  desafeto,  o transfere  para  um  outro Estado, 
fundamentado no relevante interesse público. Ninguém infirma a possibilidade de transferência  de localidade do servidor público em  razões de interesse público, no entanto, embora neste  caso o ato  seja formalmente válido,  será materialmente proibido, pois ofende o princípio da ----------"
a)administração privada
b)administração legitimada
c)pessoalidade
d)moralidade
e)eficiência

QUESTÃO Nº 26

Que Princípio do Direito Adm. se fundamenta  no postulado da isonomia  e  tem  desdobramentos  explícitos  em  variados  dispositivos  constitucionais como o art.  37,  II,  que exige concurso público para ingresso  em  cargo ou emprego público, ou no art. 37, XXI, que exige que as licitações públicas assegurem igualdade  de condições a todos os concorrentes?

a)impessoalidade
b)segurança jurídica
c)segurança pública
d)ética pública
e)eficiência


QUESTÃO Nº 27

Estabelece o § 1º do art. 37 da Constituição que, “a  publicidade  dos  atos,  programas,  obras,  serviços  e  campanhas  dos  órgãos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social,  dela  não  podendo  constar  nomes,  símbolos  ou  imagens  que  caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”.Estamos nos referindo a que Princípio da Administração Pública?

a)isonomia
b)direitos iguais
c)moralidade pública
d)publicidade 
e)impessoalidade

QUESTÃO Nº 28
Qual o  princípio que vem a concretizar os postulados básicos do princípio republicano, a  saber, a possibilidade de fiscalização das atividades administrativas pelo povo, haja vista que  todo o poder emana do povo, sendo toda a res (coisa) pública?
a)democrático de direito
b)res publica
c)constitucional público
d)discricionaridade
e)publicidade

QUESTÃO Nº 29

Em qual princípio se determina o  pensamento,  no qual o constituinte  originário dispõe  no art.  5º,  XXXIII,  da Carta  Republicana o direito de certidão, o qual assegura ao indivíduo o direito de receber dos órgãos  públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.
a)princípio de transparência
b)princípio de publicidade
c)princípio de legalidade
d)pincipio voluntarista
e)princípio objetivista

QUESTÃO Nº 30
"Constitucional.  Administrativo.  Concurso  público.  Prova  física.  Alteração  no  edital.  Princípios  da  razoabilidade  e  da  publicidade.  Alterações no edital do concurso para agente penitenciário, na parte que  disciplinou  o  exercício  abdominal,  para  sanar  erro  material,  mediante  uma ‘errata’ publicada dias antes da realização da prova física no Diário  Oficial do Estado. Desnecessária a sua veiculação em jornais de grande  circulação.  A  divulgação  no  Diário  Oficial  é  suficiente  per  se  para  dar  publicidade a um ato administrativo. A Administração pode, a qualquer  tempo,  corrigir  seus atos e, no presente caso, garantiu aos candidatos  prazo razoável para o conhecimento prévio do exercício a ser realizado."   (RE 390.939, Rel. Min. Ellen Gracie, DJ 09/ 09/ 05)."
Dentro do sentido "fazer efeito o ato administrativo",temos que alternativa abaixo:

a)aplicação de todos principios constitucionais
b)aplicação do principio da razoabilidade
c)aplicação do fundamento dos direitos humanos
d)aplicação do princípio de publicidade
e)aplicação do principio de impessoabilidade


QUESTÃO Nº 31

O princípio da _____________ foi introduzido pela Emenda Constitucional n°  19/ 98. Relacionada com as normas da boa administração no sentido de  que a "Administração Pública, em todos os seus setores, deve concretizar  suas atividades com vistas a extrair o maior número possível de efeitos  positivos  ao  administrado,  pesando  a  relação  custo ­benefício,  buscando  a  excelência  de  recursos,  enfim,  dotando  de  maior  eficácia  possível as ações do Estado."
Como podemos completar a afirmativa acima?

a)impessoalidade
b)eficiência
c)hierarquia
d)ordenança jurídica
e)legalidade


QUESTÃO Nº 32

"1) Relativamente à forma de atuação do agente público, espera-­se o melhor desempenho possível de suas atribuições, a fim de obter os melhores resultados;  2.  Quanto ao modo de organizar, estruturar e disciplinar a Administração Pública, exige-­se  que este seja o mais  racional possível, no intuito de alcançar melhores  resultados na  prestação dos serviços públicos."
As colocações acima,da  professora  Maria  Sylvia  Di Pietro,se referem a dupla necessidade referenciada por qual princípio do Direito Administrativo em aplicação à Adm. Pública?

a)princípio da dupla necessidade
b)principio da eficiência
c)principio da legalidade
d)principio da organização administrativa
e)principio da adm. púb. indireta

QUESTÃO Nº 33

Assim,  conforme  estabelecido no art.41 da Constituição Federal,  para a  aquisição da
estabilidade o servidor público deverá realizar quatro anos de exercício efetivo, podendo perdê-­la  mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

( )CERTA                                   ( )ERRADA


QUESTÃO Nº 34

"No art.  39,  §  2º,  da Constituição Federal há previsão de  capacitação dos  administradores  públicos:"A União, os Estados e o Distrito Federal manterão escolas de governo  para  a  formação  e  o  aperfeiçoamento  dos  servidores  públicos,  constituindo-­se  a  participação  nos  cursos  um  dos  requisitos  para  a  promoção na carreira, facultada, para isso, a celebração de convênios ou  contratos entre os entes federados."
A afirmativa acima ilustra o Princípio de Legalidade?

( )CERTA                                             (  )ERRADA


RESPOSTAS:
1)CERTO;2)CERTO;3)C;4)C;5)E;6)C;7)A;8)E);9)C;10)A;11)B;12)C;13)C;14)B;15)E;16)D
17)C;18)D;19)D;20)C;21)B;22)D;23)C;24)D;25)D;26)A;27)E;28)E;29)B;30)D;31)B;32)B;
33)ERRADA - 04 ANOS;34)ERRADA - EFICIÊNCIA


Algumas questões foram pesquisadas,outras elaboradas por mim.
Espero que tenham tido grande margem de acertos.E se erraram,tentem recomeçar,e assim,
memorizar as questões,entendendo todas elas.

FONTES DE PESQUISAS:


CAMPANHA CONTRA CRIMES DE TORTURAS MENTAIS!PARTICIPE!








Nenhum comentário:

Postar um comentário